Cobertura Teto Verde – Jardim no Telhado, Como Fazer?

Nesta oportunidade queremos trazer algumas dicas de uma especialista no assunto, a arquiteta Camille Kurowsky, da Teto Verde Bioarquitetura. Esta explica que se trata de uma cobertura vegetal com aproximadamente 15 cm de espessura que fica no lado externo dos telhados, e que pode ser feita em sua casa, mais precisamente em seu teto.

Cobertura Teto Verde – Jardim no Telhado, Como Fazer?

Cobertura Teto Verde

Na verdade trata-se de um jardim em cima do telhado – resume a arquiteta. Segundo Camille, esse sistema é simples e seguro, porém exige mão de obra especializada. Requer impermeabilização e plantio de vegetação de raízes rasteiras e até árvores frutíferas. A manutenção é a semelhante à de que qualquer pequeno jardim: limpeza de duas a três vezes no ano. Essa é a mecânica para o cuidado do jardim no telhado.

Vantagens do Teto Verde

Além disso, a arquiteta recomenda o plantio de espécies rasteiras, como suculentas, e de baixa manutenção para os telhados de difícil acesso. Já nos mais acessíveis, pode se usar até mesmo grama e criar pequenos canteiros com horta e pomar. Como vantagens do teto verde, a arquiteta aponta o conforto térmico. Em alguns casos, o recurso elimina até a necessidade de refrigeração artificial.

Em grandes centros urbanos, pode ajudar a reduzir a temperatura local, aumentar a umidade do ar, diminuir a poluição sonora, absorver poluentes e reter parte da água das chuvas. No que diz respeito ao custo do jardim no telhado, ele pode variar de R$ 90,00 a R$ 400,00 m² (com materiais e mão de obra). Ademais, muitas são as empresas especializadas, que trabalham com este sistema totalmente prontos, a saber, Alveolar, Envec, Instituto Cidade Jardim e Remaster/Benedito Abbud.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *