Consumo de Sal Diário – Qual a Quantidade Certa?

Nos dias atuais, é necessário aprendermos a reeducar a nossa saúde alimentar. Como assim? Devemos nos preocupar, e muito, com o que ingerimos, pois sempre jogamos para no nosso estômago substâncias que, em um resultado futuro podem acarretar algumas doenças.

Consumo de Sal ao dia

Nesta oportunidade queremos falar sobre a importância de um composto muito presente no nosso dia a dia, o sal, que por sua vez merece bastante atenção, pois o uso em demasia pode trazer alguns problemas de saúde para futuro, inclusive, a morte. Importante salientar que o Ministério da Saúde através da industria alimentícia determinou que as taxas de sal devem diminuir em vários alimentos.

Consumo de Sal Diário – Qual a Quantidade Certa?

Consumo de Sal Diário

O consumo exagerado de sal aumenta a pressão arterial, que, devagarzinho vai obstruindo e danificando as veias e artérias, o que pode levar a um infarto ou até mesmo um AVC – Acidente Vascular Cerebral, que, se a pessoa não vier a óbito as sequelas são.

Importante salientar a diferença entre sódio e cloreto de sódio. O primeiro é o responsável por causar a hipertensão arterial. Já o segundo trata-se do sal de cozinha que usamos diariamente. Vale destacar que cada grama de sal, corresponde a 400 miligramas de sódio, o que se tornou motivo de bastante preocupação para os estudiosos, isto por que, segundo recomendações da OMS o correto é não exceder o consumo de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal.

Porém, a nossa realidade é outra, isto é, estamos muito longe de obedecer esta recomendação, uma vez que o sal que ingerimos diariamente, não está apenas no tempero, mas, também, em diversos alimentos industrializados que fazem uso de conservante. Portanto, é sempre bom ter o cuidado com a saúde, consumindo a quantidade de sal ideal para o nosso organismo, para assim, evitar problemas futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *