Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos

História do pensamento pedagógico brasileiro: teoria da educação, as diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. Projeto político pedagógico. A didática e o processo de ensino e aprendizagem. Principais teorias da aprendizagem: inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo; Teorias cognitivistas; As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e pedagogia; As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem; A teoria das inteligências múltiplas de Gardner; Teorias do Currículo.
educadores

Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. Gestão da Aprendizagem. Planejamento e gestão educacional. Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. O Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente.

Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.Políticas educacionais para o ensino médio: As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Ensino Médio Integrado: fundamentação legal e curricular. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Educação Inclusiva. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. · Protagonismo Juvenil e Cidadania.

Fonte de edital

Até Breve

Comments

  1. By Antonio Teixeira Rodrigues

  2. By Carla Vânia

  3. By Josefa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *