Ferrari Enzo: por apenas US$ 1 milhão

Um dos carros mais exclusivos do mundo é o Ferrari Enzo.

Sabemos também que não é qualquer pessoa que pode comprá-lo, mas apenas as pessoas escolhidas pela fábrica de Maranello.

Imagine, então, que o dono de uma das unidades deste carro tenha dinheiro suficiente para querer ainda mais, pedindo ao estúdio Pininfarina que a personalize, criando um carro único. Imaginou? Nem precisava… Dê uma olhada no carro abaixo, o Ferrari P4/5. Ele é exatamente o que descrevemos acima.

Ferrari Enzo

Um colecionador americano, James Glickenhaus, queria que seu Enzo se parecesse mais com um esportivo da década de 1960. Quem melhor para fazer a modificação que a empresa que o desenhou? Glickenhaus não teve dúvidas e foi bater na porta da Pininfarina para a recriação de seu automóvel, que se encantou com a possibilidade oferecida pelo colecionador.

“Este projeto representa um desafio excitante, que era o de atender as demandas do cliente da melhor forma possível sem deteriorar o enfoque da empresa, baseado em estilo e inovação”, disse Andrea Pininfarina, presidente do mítico estúdio.

O ponto de partida foi a idéia de fazer um carro com extrema vocação esportiva. Não apenas um carro de apresentação, mas um veículo para ser usado (e aproveitado) na estrada.

Depois da criação dos desenhos, o estilo final foi definido com modelagem em computador. Mais de 200 componentes foram especificamente desenvolvidos para o P4/5, como os faróis bixenônio com o inovador sistema de leds brancos e amarelos e as rodas de 20 polegadas, esculpidas a partir de um bloco único.

A carroceria, como não poderia deixar de ser, são feitas inteiramente em fibra de carbono. A capota não existe, ou melhor, ela forma um conjunto único com o pára-brisa. Portas-tesoura garantem o acesso ao interior.

No que se refere ao belo motor, um V12 de 5.998 cm³ e 650 cv a 7.800 rpm, com torque de 67,4 kgm a 5.500 rpm, ele é coberto por uma capa transparente em formato de gota ladeada por dois escapes recobertos de cerâmica, dando a aparência de esportivo da década de 1960 que Glickenhaus tanto queria.

Para garantir que o P4/5 conseguisse os mesmos números de desempenho do Enzo, ou seja, 0 a 100 km/h em 3,6 s e velocidade máxima de 347 km/h, com o mesmo silêncio e conforto proporcionado pelo carro original, o P4/5 foi extensivamente testado em túnel de vento no centro de pesquisa de Grugliasco, em Turim, na Itália. Isso faz com que todos os apêndices aerodinâmicos do carro funcionem, o que nem poderia deixar de acontecer, considerando o desempenho que o carro tem. Além do exterior, todo o interior do carro seguiu os pedidos feitos pelo colecionador norte-americano.

Gostaria de encomendar um exclusivo para você?

Para ver os carros que estão entre os 10 mais caros do mundo click AQUI.

Até Breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *