Materia de concurso: Química

O mundo e suas transformações: Aspectos qualitativos e quantitativos das reações químicas; leis ponderais (Lavoisier, Proust, Dalton, Richter); leis das reações gasosas de Gay Lussac; hipótese de Avogadro, mole, molécula; Cálculos Estequiométricos; natureza elétrica da matéria (os trabalhos de Faraday).
Ligações químicas:
iônica, covalente, eletronegatividade; repulsão de pares eletrônicos, geometria molecular; teoria da ligação de valência e a sobreposição de orbitais; orbitais híbridos e moleculares.
Sólidos , Líquidos e Gases no universo da Química:
Evolução do conceito de matéria; características e propriedades; líquidos e sólidos ideais, difração de raios-X, retículo cristalino e empacotamento denso, ligações químicas nos sólidos e líquidos.
Matéria e mudança de estado:
sólidos, líquidos e gases reais; mudança de estado, diagrama de fase.
Soluções: misturas, tipos de solução, concentração e solubilidade; propriedades coligativas, eletrólitos, íons em solução aquosa.
O modelo atômico:
evolução dos conceitos de átomo; propriedades dos átomos (eletronegatividade, afinidade eletrônica e suas dimensões).
Funções Químicas e aplicações:
ácidos; bases; sais; óxidos; reações em solução aquosa de ácido-base, precipitação e complexação; equilíbrio das soluções aquosas de ácido-base, dissociação, hidrólise, indicadores ácido-base de titulação, tampões, estequiometria de soluções.
A tabela periódica:
histórico da tabela e sua construção; o problema da classificação (metais, não-metais e semimetais), gases nobres e química do carbono.
Cinética e equilíbrio químico: velocidades e mecanismos de reação; equação de velocidade, teoria de colisões, complexo ativado, catálise.
Termodinâmica química:
primeiro princípio, entalpia e capacidade calorífica, termoquímica; segundo princípio, variações de entropia e de energia livre; termodinâmica e equilíbrio.
Eletroquímica: células galvânicas, células eletrolíticas, potenciais-padrão de eletrodo; energia livre, tensão de célula e equilíbrio; medida eletroquímica de pH, pilhas comerciais.
Química Orgânica:
princípios básicos da nomenclatura orgânica; funções orgânicas, reações e mecanismos de reação, História da Química, Ensino da Química: concepções e metodologias.

Bons estudos e

Até Breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *