O Que Fazer Quando o Messenger e Hotmail Não Abrem

O Que Fazer Quando o Messenger ou Hotmail Não Abre? Ou o MSN Não Entra? Antes de você ligar para sua operadora de telefonia que presta o serviço de sinal do adsl, mesmo antes de de ficar ouvindo aquela musica que parece nunca acabar e ouvir o atendente dizer que não é funcionário da Microsoft e por isso não dá suporte para o Messenger e Hotmail voce poderá fazer o seguinte:

A PRIMEIRA coisa a fazer é verificar no relógio que certamente está no canto inferior à direita, observando a data e hora do sistema. Se não tiver correta o que não é raro acontecer –  corrija-o. Verifique ou peça um técnico para verificar a bateria da placa mãe pois ela deve estar já aposentada. Só isso, o procedimento é relativamente simples e você terá resolvido o problema.

EM SEGUNDO, deve verificar no seu modem o valor de MTU, lembrando que alguns modens não disponibilizam essa opção, então você poderá alterar diretamente no windows. Pode mexer nesse valor sem medo de prejudicar o sistema desde que tenha em mente as seguintes observações:

  • Um MTU muito alto pode impedir o acesso a alguns sites como Hotmail e Messenger, mas por outro lado você deve manter o MTU o mais alto possível
  • Então o segredo é ir abaixando o MTU aos poucos e até chegar num valor que o Messenger pode ser utilizado normalmente.
  • Normalmente o MTU está em 1.500, então baixe para 1.480 e faça o teste… se não funcionar baixe mais um pouco até atingir um valor que vai possibilitar o acesso.
  • Se o seu modem tiver esse valor vai baixando aos poucos e salvando pra ver se acessa. Porem, se o modem não tiver as opções de MTU, você terá que mexer no windows conforme dicas abaixo:

Baixe o programa gratuito SG TCP Optimizer otimiza sua conexão com a Internet, encontrando os melhores valores MTU e RWIN, testando a latência e ajustando todas as configurações relevantes no registro para deixar sua conexão banda larga ainda mais turbinada!

Apesar de ser voltado às conexões de banda larga, SG TCP Optimizer trabalha com qualquer tipo de conexão: desde conexão discada passando por cabo, satélite e DSL até os planos empresariais de conexão com Gigabits. É ótimo porque ele cria backups automáticos para todos os parâmetros caso aconteça algum erro ou você não goste das alterações feitas.

Click na imagem para fazer dowload do programa.

Abrir Messenger e Hotmail

Esse programa não se instala no computador. Ele é somente um arquivo executável que abre essa jaela acima, observe que voce vai marcar a opção do meio na parte inferior conforme acima e alterar o MTU, baixando-o aos poucos até funcionar o messenger e hotmail.

Abaixo vou descrever informações técnicas pesquizadas para interesse de algumas pessoas. No caso para resolver seu problema não precisa ler o conteúdo se não quiser, por isso vou destaca-lo com uma cor diferente.

Se tratando de redes de computadores, MTU (Maximum Trasmit Unit ou Unidade Máxima de Transmissão) se refere ao tamanho do maior datagrama que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir.

Na Teoria
O protocolo IP permite a fragmentação de pacotes, possibilitando que um datagrama seja dividido em pedaços, cada um pequeno o suficiente para poder ser transmitido por uma conexão com o MTU menor que o datagrama original. Esta fragmentação acontece na camada IP (camada 3 do modelo OSI) e usa o parâmetro MTU da interface de rede que irá enviar o pacote pela conexão. O processo de fragmentação marca os fragmentos do pacote original para que a camada IP do destinatário possa montar os pacotes recebidos, reconstituindo o datagrama original.

O protocolo da Internet define o “caminho MTU” de uma transmissão Internet como o menor valor MTU de qualquer um dos hops do IP do path” desde o endereço de origem até ao endereço de destino. Visto de outro modo, o “caminho MTU” define o maior valor de MTU que pode passar pelo caminho sem que os seus pacotes sofram posterior fragmentação.

O RFC 1191 descreve o “Path MTU discovery”, uma técnica para determinar o caminho MTU entre dois hospedeiros IP de forma a evitar fragmentação de IP. Esta técnica utiliza o feedback para o endereço fonte dos resultados de enviar datagramas de tamanhos progressivamente maiores, com o bit DF (Don’t Fragment) on – qualquer dispositivo que ao longo do caminho necessite de fragmentar o pacote irá largá-lo e enviar uma resposta ICMP “datagrama demasiado grande” para o endereço de origem. Através deste teste, o hospedeiro de origem “aprende” qual o valor máximo de MTU que atravessa a rede sem que seja fragmentado.

Problemas potenciais e resolução
Infelizmente, um número crescente de redes bloqueia todo o tráfego ICMP (por exemplo, para evitar ataques denial of service – isto impede a técnica acima explicada de funcionar. Frequentemente descobrimos esta fragmentação nos casos em que a ligação funciona com volumes baixos de tráfego mas bloqueia sempre que o host envia uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo (por exemplo, com irc um cliente pode chegar até ao nospoof ping mas depois não obtém qualquer resposta dado que a ligação é bloqueada pela enorme quantidade de mensagens de boas vindas. Paralelamente, numa rede IP, o “caminho” desde o endereço de origem até ao endereço de destino pode ser alterado dinamicamente, em resposta a variados eventos (balanceamento de carga, congestionamento, downtimes, etc.) – isto pode resultar em que o caminho MTU se modifique (por vezes repetidamente) durante uma transmissão, o que pode introduzir ainda mais perda de pacotes antes que o host descubra o novo valor seguro de MTU.

A maioria das modernas ethernet LANs usam um MTU de 1500 bytes. Contudo, sistemas como PPPoE irão reduzir isto, causando a entrada em acção da descoberta do caminho MTU, o que pode ter como consequência fazer com que alguns sites protegidos por firewall mal configuradas se tornem inacessiveis. Podemos contudo reparar isto, dependendo do ponto da rede que controlamos: por exemplo, podemos alterar o MSS (maximum segment size) no pacote inicial que configura o TCP na firewall.

Alguns sistemas IBM (a XSeries, por exemplo), que suportam o mais velho protocolo ethernet podem necessitar que se estableça o valor de MTU em 1492 de modo a poderem ser utilizadas numa típica LAN.

Podemos alterar o MTU utilizando (por exemplo) o comando ipconfig (no Windows) ou ifconfig (no GNU/Linux).

Até Breve

Comments

  1. By BETH

  2. By Carol

  3. By Daniel

  4. By michel gomes

  5. By Marcel Buzzolini

  6. By maritania oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *