Ômega 3 e seus Benefícios

Você sabia que o Ômega 3 tem um importante papel, em nossa saúde? Isso mesmo, o Ômega 3 já fora objeto de estudo por diversos anos. Este ácido graxo é rico em propriedades, que atua no nosso organismo, diminuído os níveis de colesterol ruim LDL e, também, favorece o aumento do colesterol bom HDL, além de ser muito importante para quem sofre de alergias, processos inflamatórios entre outros.

O Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo que é essencial para a nossa saúde. É importante ressaltar que o corpo humano não é capaz de produzir Ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação. Por isso, ao longo dos anos o Ômega 3 foi objeto de estudo, com o fim de se chegar aos benefícios do alimento, tanto que se descobriu a importância do mesmo para o coração, como para todo o sistema circulatório.

Ômega 3 e seus Benefícios

Ômega 3 e seus Benefícios

Hoje, o uso do ômega 3 é bastante comum em pessoas ativas como praticantes de atividades físicas e esportistas, pois além de auxiliar na manutenção da saúde, ela também favorece a performance.

Benefícios do Ômega 3

O Ômega 3 possui inúmeros benefícios, entre eles:

  • É um remédio natural para depressão;
  • Inclui atividade antiinflamatória;
  • Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
  • O consumo de peixe pode reduzir riscos de ataque cardíaco;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Redução da pressão arterial;
  • Diminui o risco de acidente vascular ( AVC – Derrame );
  • Ajuda no combate a diabetes e câncer;
  • Ajuda com a depressão;
  • Asma e muito mais.

Que o ômega 3 é importante para o nosso organismo, isso já salientamos, porém os seus benefícios não param por ai, esse óleo é essencial para o funcionamento de dois importantíssimos órgãos: o cérebro e o coração. No coração, ele age diminuindo o risco de ataques cardíacos, pois ele evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se alojem nos vasos sanguíneos, fazendo com que esses vasos se entupam, causando os ataques cardiovasculares.

Quanto ao cérebro ele é constituído de 20% de gordura, por isso, a importância do consumo de ômega para deixá-lo ativo, pois o cérebro em sua deficiência funciona de forma lenta causando a falta de memória. Mesmo com todos esses e outros benefícios, devemos lembrar que, o excesso de ômega 3 pode retardar a coagulação sangüínea, sendo que o consumo necessário devem ser de 10% de valor calórico ao dia.

Alimentos ricos em Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 são bastante conhecidos, entre eles: os peixes, cavala, sardinha, salmão, atum, bacalhau, arenque, ovos – além de sementes de linhaça, castanha e nozes, vegetais que possuem folhas verdes escuro e óleo vegetais como: azeite, óleo de soja, canola.

No que diz respeito ao peixe, rico em ômega 3, é recomendado ingestão de pelo menos 2 duas porções de peixe por semana. Vale ressaltar que, os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados, pois uma vez fritados eles perdem suas propriedades, consequentemente, o ômega 3 é abduzido do alimento. Essas, foram algumas dicas e informações sobre o ômega 3, bem como os seus benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *