Sete Pecados – Trilha Sonora

Exibição na Globo – 19h
Estreou: 18 de junho de 2007
Novela de Walcyr Carrasco
Colaboração de André Ryoki e Cláudia Souto
Direção de Fred Mayrink, Pedro Vasconcelos e Marcelo Zambelli
Direção geral de Jorge Fernando
Núcleo Jorge Fernando

Bastidores:
O autor foi buscar inspiração para Se7e Pecados na obra prima de Dante Alighieri (1265-1321): o poema épico A Divina Comédia, que cita os sete pecados capitais desenvolvidos na novela. Também não é à toa que os protagonistas chamam-se Dante (Reynaldo Gianecchini) e Beatriz (Priscila Fantin) – Beatrice Portinari era o nome da amada de Dante Alighieri, sua grande musa.

Outra inspiração foi Fausto, de Göethe (1749-1832).

Sete PecadosSete Pecados

A novela tem uma audiência considerada irregular para o horário. Seu começo foi razoável (aproximadamente 35 pontos), mas em seguida o ibope foi caindo rapidamente.

Apesar da produção caprichada dedicada à trama, alguns fatores talvez contribuam para a sua pouca aceitação:
– a trama muitas vezes inconsistente;
– a repetição de tipos e desfechos já muito explorados pelo autor em novelas anteriores;
– o excesso de personagens, muitos deles com tramas que foram sendo esvaziadas e/ou foram perdendo sua função ao longo da novela;
– a falta de carisma dos protagonistas e a falta de identificação imediata do grande público com estes personagens.

InvejaIra

A idéia inicial era explorar cada um dos sete pecados capitais representados por núcleos distintos. A fim de ajustar a obra ao gosto do público, alguns desses núcleos (ou personagens) foram perdendo sua função na trama. É o caso do núcleo da gula, cujo enfoque foi diminuindo cada vez mais.

LuxuriaPreguiça

Num desses ajustes, alguns personagens saíram de cena por suas tramas terem se esvaziado na novela. Foi o caso de Maria Zilda Bethlem, cuja personagem Cíntia perdeu o destaque que estava inicialmente previsto.

VaidadeSete Pecados

O ápice foi a saída da vilã Ágatha (vivida por Cláudia Raia), principal representante da inveja, outro dos pecados capitais explorados na história. Rumores davam conta da insatisfação da atriz com os rumos de sua personagem, ou que ela estaria usando cacos demais (trocando as falas), o que teria desagradado o autor Walcyr Carrasco. Tudo foi desmentido e até uma homenagem foi feita à atriz em seu último dia de gravação.

A saída da personagem Ágatha foi em grande estilo: ela é vítima de uma explosão quando abre uma caixa, que havia sido endereçada a outra personagem, Clarice (Giovanna Antonelli), a mocinha da história. Começa aqui um novo mistério na novela: quem mandou a bomba de presente para Clarice? O capítulo da explosão da bomba (no ar em 05/11/2007) foi o de maior audiência da novela até agora: 39 pontos.

Em contrapartida, a fim de despertar a audiência adormecida, novos personagens foram entrando na novela, com novos entrechos e tramas. Como a chegada de Flávio (Paulo Betti), o pai da vilã protagonista Beatriz (Priscila Fantin) e pivô do mistério sobre a estátua cobiçada por um núcleo da história. Outro exemplo é a participação de Ana Lúcia Torre, como um anjo que vem supervisionar o trabalho dos querubins da novela.

Em um dos rearranjamentos dos créditos de abertura, o nome do ator Odilon Wagner acabou por aparecer duas vezes. Ele foi “promovido” nos créditos, mas esqueceram de tirar seu nome no bloco em que era anteriormente exibido. O erro foi logo corrigido.

Faixas:
01. Beautiful Liar – Shakira – Beyoncé
02. Cupid’s Chokehold – Gym Class Heroes
03. Girlfriend – Dr. Luke Mix – Avril Lavigne – Lil Mama
04. Never Again – Dave Audé Club Mix – Kelly Clarkson
05. Love Is Gone – Chris Willis – Joachim Garraud
06. Always and Forever – Bob Sinclar Remix – Chocolate Pluma
07. Yeah Yeah – D. Ramirez Radio Edit – Luciana – Bodyrox
08. A Noite Perfeita – Extended Remix – Leoni – George Israel
09. Sympathy for the Devil – Freedom Dub
10. Afrojazz – Taylor M.
11. Sinistro’s Dance – Hitz
12. Boogie 2nite – Seamus Haji Big Love Radio – Bootyluv
13. Every Minute – Deborah Blando
14. Turn the Lights Off – Original Mix – Dj Jose

Até Breve.

Comments

  1. By karine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *