D-Link 500b: Como abrir portas – Parte I

Olá pessoal! – Nossa missão nessa postagem é abrir portas no modem D-Link 500b configurado em modo roteador. Vamos num passo a passo. Se você já sabe configurar o IP do computador pule essa parte, vá até o fim desta página e escolha um dos três links para seguir com o tutorial.

Mas, chega de blá, blá, blá e vamos ao trabalho:

Para isso você tem que saber em primeiro lugar qual o IP do seu computador.
Se você não sabe vai aprender agora.

Observe entretanto que o IP pode estar sendo designado automaticamente para o computador. Mas se você quer abrir portas no modem, você mesmo deve especificar IP, pois o modem tem que saber qual é esse número e ele não pode ser alterado – vamos chamar isso de “IP FIXO” na máquina mas não confunda isso com IP FIXO para navegação na internet – pois este é somente para conexões empresariais.

Vamos fazer isso no Windows XP – se você tiver o Windows Vista ou o Windows 98 é um pouquinho diferente e se não conseguir faça um comentário que enviarei o tutorial.


DECIDINDO SOBRE O IP NO WINDOWS XP:

A necessidade de designar IP para o computador é que o modem precisa saber qual é esse IP ou endereço, e para tanto você deve saber qual a FREQÜÊNCIA de IP que seu modem determina – então você pode começar assim:

Click em INICIAR/EXECUTAR – vai abrir a janela e você vai escrever nela a palavra “cmd” conforme figura abaixo:

Quando você apertar “ok” abrirá uma janela preta que chamamos de “prompt de command” ou ‘Tela do dos”. Veja abaixo:

Abrir Portas no Dlink 500b

escreva “ipconfig” quando a tela se abrir e dê “enter”, veja o segundo quadro amarelo a faixa de IP que o modem determina. No nosso caso, que é da D-Link ele especificou o seguinte:

Endereço Ip ………….. 10.1.1.3
Máscara de sub-rede…..255.0.0.0
Gateway padrão…….. 10.1.1.1

O segundo número e o terceiro a gente não mexe. Deixe como está. Já o primeiro você pode especificar. Nesse caso você conserva as três primeira parte que é 10.1.1.? e o quarto número pode ser escolhido do número 2 em diante. No exemplo acima que é o meu caso, eu coloquei o “3”. Então ficou “10.1.1.3”.

Se você tiver mais que um computador em sua rede, não pode ser repetido nas outras máquinas, então, é lógico que você colocará 10.1.1.4 – no outro será 10.1.1.5 e assim sucessivamente, (isso já configuração de redes que não é o caso no momento, é simplesmente uma dica).

ESPECIFICANDO IP NA PLACA DE REDE NO XP

Vamos abrir as propriedades da placa de rede:

Clique no botão “Iniciar” vá em “Configurações” e “Painel de Controle”.
No Painel de Controle você vai procurar “Conexões de rede” clicar duas vezes:

Abrir Portas no Dlink 500b

Click no botão “Propriedades” teremos outra janela:

Abrir Portas no Dlink 500b

Observe as linhas circuladas de vermelho – você selecione com o mouse a linha “Protocolo TCP/IP”. Uma observação importante é que o pequeno quadrinho que está à esquerda da linha “Protocolo TCP/IP” fica marcado – geralmente quando a gente vai selecionar a linha, o quadrinho desmarca. Se isso acontecer, é só clicar novamente que ele será remarcado.

Após selecionar com o mouse a linha especificada no paragrafo acima, vá no botão: “Propriedades” para termos a tela propriamente dita para configurarmos o IP.

Abrir Portas no Dlink 500b

Observe que eu marquei o botãozinho “Usar o seguinte endereço de IP” para que possa conseguir inserir os números. Somente o primeiro número, “Endereço de IP” foi que eu escolhi baseado na seqüência de IPs que o modem trabalha.

Eu coloquei 10.1.1.3, ao clicar no quadro do meio, o número de “Máscara de sub-rede” já aprerece automaticamente, e no terceiro quadro, o “Gateway padrão” você coloca o IP do modem conforme verificado naquela “tela preta” quando você entrou nela e digitou “IPCONFIG”, que no caso foi 10.1.1.1

No quadro de baixo, configurei os endereços de servidores DNS.

Esses servidores ajudam a encontrar todas as páginas que você procura ou digita no seu navegador. Esses números que estão na imagem acima (201.10.128.3 e 201.10.120.3) são para aqueles que o Turbo é de origem da Brasil Telecom e que estão na região de Goiás/Tocantins. Se você é um deles, e está na região de Goias e Tocantins pode usar esses números.

Feche todas as janelas, (não click no “X” da caixa de diálogo no canto superior) apenas no botão “Ok” ou “Fechar” se for o caso. Reinicie o computador e pronto.

Terminamos de designar um IP para o computador. Agora já sabemos o IP que vamos utilizar dentro do modem.

  1. Para ver a lista completa de DNS de clientes da Brasil Telecom por região click AQUI
  2. Para continuar o Tutorial e abrir portas no D-Link 500b click AQUI
  3. Para atualizar o Firmware do modem 500b – obrigatório para cliente da Brasil Telecom com o arquivo disponibilizado pelo fabricante em 10 de dezembro de 2007 (essa atualização corrige quedas e outros probleminhas) click AQUI

Até Breve.

Comments

  1. By pc

  2. By dannnnn

  3. By Elisãngela

  4. By Felipe

  5. By bylly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *