Unip São Miguel do Oeste SC Endereço Telefone e Cursos

Universidade Paulista em São Miguel do Oeste SC. São Miguel do Oeste é um verdadeiro portal de turismo do Mercosul. A cidade é muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que vêm por terra ao Brasil. São Miguel do Oeste situa-se em um ponto estratégico em relação a atrativos turísticos já consolidados, como as Cataratas do Iguaçu e a Região das Missões. O município fica a apenas 60 km de Salto do Yucumã, o maior salto longitudinal do planeta, embora ainda seja muito pouco explorado, e da Coluna Prestes, retratada no Museu Rural São Jorge, situado no município de Guaraciaba, distante 15 km. Os amantes do ecoturismo têm diversas opções de lazer e ainda podem contar com empresas especializadas no assunto. São Miguel do Oeste conta com a melhor infra-estrutura hoteleira, gastronômica, de turismo e de lazer de toda a região.
A Expo São Miguel (Exposição Agro-Industrial de São Miguel do Oeste) acontece de dois em dois anos, no parque de Exposições Rineu Gransotto, e é um dos acontecimentos mais importantes do município, atraindo centenas de turistas. É uma feira multi setorial, e é direcionada a exposição de empresas da região. Em 2009 será realizada no mês de novembro, contando com diversos shows nacionais, como Hugo Pena e Gabriel e o cantor Daniel

Parcial do Centro.
O Motocão (Encontro Internacional de Motociclistas), acontece todos os anos, e está na sua décima segunda edição. O Motocão traz motociclistas de todos os cantos do Brasil e até de outros países, principalmente da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. É realizado no centro miguel-oestino, nas proximidades da praça central. Na edição de 2009 movimentou cerca de 35 mil pessoas, praticamente duplicando a população da cidade. O Motocão é considerado o maior encontro de motociclistas de Santa Catarina, e fica entre os três melhores do Sul do Brasil. Certamente o Motocão é o maior evento do município, superlotando toda a rede hoteleira de São Miguel do Oeste e região.
A Feira da Melancia, Feira da Terneira, Feira da Uva e Fermuser (Festival Regional da Música Sertaneja) são eventos que acontecem geralmente no mês de Março, e são realizados no Parque de Exposições Rineu Gransotto. No ano de 2008, estas feiras aconteceram simultaneamente, levando a ser a maior feira já realizada.
O São Miguel Tchê, evento tradicionalista de São Miguel do Oeste, é um dos maiores da cidade. O São Miguel Tchê, é organizado pelo CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Porteira Aberta, de SMOeste e pelos Piquetes de Laçadores. Ele traz piquetes, e CTGs de várias cidades sulistas. As principais atrações geralmente são as Provas de Laço, e as Gineteadas. A maior edição foi a de 2008, que ocorreu simultaneamente com a feira da Melancia, e somou mais de 35 mil pessoas circulando no Parque durante todos os dias de festa, e mais de 70 piquetes cadastrados. Outro grande atrativo do Rodeio, são os shows. É realizado geralmente no ínicio do ano.

Parcial da cidade.
A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo é o principal ponto turístico da cidade, pelo seu tamanho e seu formato totalmente diferenciado. Chama a atenção por ser maior de cidades como Chapecó e Lages, mostrando que a sua construção foi cara e imaginando o futuro. Dentro da área a Igreja, existe um busto do Padre Aurélio Canzi, um dos desbravadores da cidade e idealizador do projeto da Igreja; e uma réplica da primeira Igreja miguel-oestina em tamanho reduzido. Existem ainda a Gruta Nossa Senhora de Lurdes com o Jazigo do Padre Aurélio Canzi, que fez história na cidade por andar a cavalo por toda a região extremo-oeste, pregando a religião católica e por ser o maior líder religioso que já passou por São Miguel.
Estátua do Desbravador, monumento em homenagem a todo o povo que desbravou a região, que na época era coberta de mata fechada. A estátua é feita de ferro, lembrando a força de vontade de todo o povo colonizador. O estátua é de autoria de Paulo de Siqueira, e está situada na Praça Walnir Bottaro Daniel, que é outro ponto turistico da cidade. Ela conta com árvores nativas, parque infantil, chafariz, palanque para comemorações e festas do município. No coração da praça, existe uma homenagem e um busto de Walnir Bottaro Daniel, ex-prefeito da cidade.
O Aniversário do Município, comemorado no dia 15 de Fevereiro sempre conta com uma programação especial. A data é feriado municipal, e a prefeitura miguel-oestina geralmente produz um bolo gigante, com a idade em metros do mucipício. Além de promoções especiais no comércio, é produzido shows gratuitos, e instalação de brinquedos para as crianças brincarem.

Vestibular na Unip

Parcial do Centro.
A Festa do Padroeiro, dia 29 de Setembro, é feriado municipal. O Padroeiro miguel-oestino é São Miguel Arcanjo, considerado pela Igreja Católica o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro universal da religião. Também é o anjo do arrependimento e da justiça, e o resposável por livrar as pessoas do demônio. Em São Miguel do Oeste, todos os anos é organizado uma programação especial pela Igreja Católica em comemoração ao padroeiro. A festa geralmente conta com um almoço de confraternização no salão da Igreja e missa especial.
O Carnaval de Rua, voltou a ser realizado em São Miguel do Oeste em 2006, finalizando as comemorações dos 52 anos do município. A prefeitura disponibiliza shows gratuitos, e desfile dos blocos de carnaval adultos e infantis pela rua Duque de Caxias. Na edição de 2009, contou com mais de 15 mil pessoas circulando pelo centro, e diversos blocos com carros alegóricos e bateria. É um dos principais carnavais do Oeste, considerado por muitos menor somente que o de Joaçaba.
CTG Porteira Aberta, com fundação em 1959, é o Centro de Tradições Gaúchas mais antigo do estado. Suas instalações ficam no centro da cidade e realiza trabalhos como dança e canto. O CTG realiza a pelo menos três décadas, um rodeio, chamado Rodeio Inter-Estadual de SMO, hoje rebatizado como “São Miguel Tchê”. O CTG tem além de sua sede social, duas sedes campeiras com complexo pronto para rodeios. Uma a beira da BR-282, em direção a Paraíso, e outra integrada ao Parque de Exposições, a beira da SC-386.

Parcial da cidade.
O Natal com Amor e Paz que geralmente começa no dia 30 de Novembro, com a chegada do Papai Noel de helicóptero tem uma edição todo ano, mas seu nome geralmente é modificado. Todo o mês de dezembro, perambula pelas ruas da cidade o trenó do Papai Noel, levando as crianças para um passeio por todo o centro miguel-oestino. A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, Gruta Nossa Senhora de Lurdes, a Praça Walnir Bottaro Daniel, a Prefeitura Municipal, o Museu Municipal e todas as rótulas e postes da cidade são enfeitados com iluminação especial, e com arranjos de Natal. O CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) organizam também uma competição para ver qual a loja mais bem enfeitada da cidade.
O Canta e Encanta São Miguel, teve sua segunda edição no mês de agosto de 2008. É uma mistura de eventos culturais, homenagem a artistas, estudantes, comemoração do Dia das Artes Nacionais e Dia do Folclore Brasileiro. Durante os seus dias, é realizado o FEMUTE (Festival Municipal de Teatro) a Mostra Municipal de Dança, o Encontro de Corais Louvor e Adoração, o Festival da Canção, o Encontro com a Juventude, e Exposição de Artesanatos, Livros e de Trabalhos Manuais. O Canta e Encanta São Miguel, também é conhecido como “Mês da Cultura”. No Canta e Encanta São Miguel 5ª edição, realizado em 2010, ficou polemizado, quando a Comissão organizadora do evento, não cumpriu vários detalhes do edital. Entre eles: Horários de Ensaio dos Intérpretes, Horário de Ínicio do Evento e a Participação de mesmos interpretes em diferentes categorias. Também gerou receio, pelo parentesco de Interpretes e Integrantes na Comissão Organizadora.
Conheça ainda:
Museu Histórico Municipal
Feira de Grandes Negócios – ACATS
Festa da Laranja
Festa da Cultura
Ecoturismo de Aventura
Estádio Municipal Padre Aurélio Canzi
Fonte Wikipedia

Endereço da Unip

Unip São Miguel do Oeste SC na Rua Barão do Rio Branco, 1.745 no Centro

Até Breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *