Windows: mude o local da pasta Meus Documentos

Você deve conhecer alguém que ao chegar em casa, já na porta joga um sapato para um lado, meia para o outro, camisa em cima da mesa… (você nunca faz isso), enfim meia hora depois está tudo bagunçado?Então, o Windows também pode se tornar assim. O disco rígido roda e roda, grava e grava e a bagunça se arma por todos os lugares. Ele te mostra as pastas todas bonitinhas, o que aparenta organização, mas na verdade não é bem assim

É por isso que temos de vez em quando de desfragmentar a HD; uma história pra outro dia.

Para resolver o problema de desorganização, o Sistema Operacional Windows utiliza duas habilidades importantes que agilizam o processo e desempenho de leitura e carregamento :

  • Identificar e saber onde colocou cada um dos dados de arquivos
  • E rapidez em buscar pra você quando requisitado

Quando você escreve um arquivo no Word por exemplo, se você assim o determinar, o arquivo salvo é direcionado para uma pasta específica do Windows chamada “Meus Documentos”. O mesmo acontece com arquivos baixados por download direto ou pelo Messenger.

No Windows, o local onde estão instalados os programas é por padrão é chamado de “unidade c:”. É neste espaço que se localiza a pasta “Meus Documentos” (observeó número 1 na figura) que também guarda seus preciosos arquivos pessoais.

O perigo acontece quando os arquivos corrompem ou alguns vírus indesejáveis se alojam tornando necessário formatar o disco rígido e reinstalar o Sistema Operacional, quando não há outro solução.

Nesse caso, não é raro você perder todos os seus trabalhos e arquivos. que estiverem na Unidade C: (veja número 2 na figura) Documentos que jamais poderiam ter “ido pro espaço”. Não só o tempo e o trabalho, mas fortunas de dinheiro em informações.

O caminho completo dessa pasta “Meus Documentos” fica localizado em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos por padrão (neste caminho, “usuario” é o nome do login usado no computador).

ImageShack

No entanto, é possível colocar essa pasta num local mais seguro. Ou seja, em outra partição do HD (observe o número 3 na figura) ou em outro disco rígido instalado em seu computador. Evitando o desastre.

Para alterar o local padrão da pasta Meus documentos, execute as seguintes etapas:

  1. Clique em Iniciar e aponte para Meus documentos.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Meus documentos e clique em Propriedades.
  3. Clique na guia Destino.
    1. Na caixa Destino, execute uma das seguintes ações:
    • Digite o caminho para o local da pasta que deseja e clique em OK.
    • Por exemplo, D:\Minhas coisas.
    • Se a pasta não existir, a caixa de diálogo Criar mensagem será exibida. Clique em Sim para criar a pasta e clique em OK.

É claro que existe outra maneira:

Pode ser que não tenha a palavra Destino, e seu sistema usa a palavra Mover, então clique na pasta na qual deseja armazenar seus documentos e em OK duas vezes.

Se você precisar criar uma nova pasta, clique em Criar nova pasta antes de mandar Mover. Digite um nome para a pasta e clique em OK duas vezes.

Na caixa Mover Documentos, clique em Sim para mover os documentos para o novo local ou clique em Não para deixá-los no local original.

Pronto, seus arquivos estão mais seguros!

Até Breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *